domingo, 21 de julho de 2019

São Miguel das Missões, quase Yucumã e muuuuuitas curvas.

Viagem ha tempo esperando, fazer um tur nas Missões com meu amigo Starke. De Floripa à Santo Ângelo - RS, uns 725 km. Frio de 6 graus em Lages e 4 horas de chuva na volta de Derrubadas até Chapecó. A ideia era visitar o salto Yucumã, a maior queda longitudinal do mundo, onde o rio Uruguai cai caprichosamente em um canal que chega a 120 m de profundidade! Estando esse no parque estadual do Turvo, um dos poucos recantos para a natureza selvagem e rara mata primária, principalmente no lado Argentino.
  As ruínas de São Miguel Arcanjo, onde os Jesuítas catequizaram os índios, redução jesuítica dos 7 povos das missões, foi fundada no início do século XVII. A construção da igreja foi concluída em 1745 (faltou a segunda torre) e chegou a abrigar mais de 4 mil pessoas. Seu declínio se dá devido aos tratados em Portugal e Espanha sendo expulsos os jesuítas e sendo depredado esse povoado. A Missão, um filme de 1986 estrelado por Robert De Niro e Jeremy Irons, trata sobre as Missões.
   Seguem fotos com alguns comentários.

Ruínas de São Miguel das Missões - RS, foto emblemática com a cruz missioneira em destaque

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Ametista do Sul! Muito legal!

Pois então, fazia algum tempo que estava pensando nessa viagem. A ideia surgiu com um casal que encontrei na viagem ao Chuí. Eles com uma Ténere 250 igual a minha na época.
 Não imaginava que a cidade seria tão interessante. Quem gosta de pedras, geologia, tranquilidade e os ares do interior não pode perder. Realmente vale a pena. Os pontos máximos são o museu, a visitação a uma mina de ametista e a uma loja gigante na cidade. Também, tem a hospitalidade do povo, o vinho regional e seu turismo agregado. Como diria o primão: show de bola!
 Comentários nas fotos.

Shopping das pedras - Ametista do Sul - RS. (R$ 35 mil o geodo)

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Ilhas do Perimbó - SC

Estava procurando um camping para pescar e descobri esse aqui, Ilhas do Perimbó em Petrolândia - SC, fica na represa do Perimbó, criada  a muitos anos para gerar energia para a empresa de processamento de celulose. A região é produtora dessa matéria prima, em resumo, árvores.
   O camping é muito procurado por pescadores de final de semana, só se pode usar linha de pesca e anzol, nada de tarrafa, rede ou espinhel, e nenhum tipo de embarcação é permitido.
   O nome da cidade de Petrolândia se deve ao fato dessa localidade ter sido explorada pela Petrobras na procura de petróleo muitos anos atrás, virando Perimbó em Petrolândia! Petróleo, nada.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Serra Dona Francisca - Serra de Corupá

Esse foi um bate e volta do fim de semana. A Betsy estava parada a muito tempo, só na cidade, já estava pedindo uma estrada. Então, convidei a Lola do meu amigo Starke e fomos dar um passeio pela serra Dona Francisca, voltando por Corupá. A serra não tem nada de muito especial para os padrões de Santa Catarina, mas vale a pena para dar um voltinha, curtir a natureza e a motoca.

Serra Dona Francisca.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Cachoeira Formosa: Rio dos Cedros - SC

Este foi um breve passeio pelo Rio dos Cedros, que possui paisagens maravilhosas. Em outro momento explorarei melhor a região. Seguem algumas fotos com alguns comentários.
 Ficamos, eu e meu amigo Starke na casa de chácara de um amigo, perto de Benedito Novo. Andamos, em dois dias, aproximadamente 150 km de estradas de chão, um pouco perigosas, com seus precipícios e areias.
  A ideia era descansar, não explorar muito a área, que possui inúmeros pontos de visitação. Assim, seguem apenas a cachoeira Formosa e a represa do Rio Bonito. O passeio vale a pena.

A cachoeira fica em área particular, se paga R$5 para a visitação. É possível acampar no local.

domingo, 25 de junho de 2017

Campo dos Padres: Aleluia!

Se é realmente o tal Campo dos tais Padres não posso afirmar, mas foi o que me disseram.
 Se posso resumir, seria difícil, muuuuito difícil. E já à priori não recomendo, não faça de big trail, quiça, trail. O caminho só se passa com veículos 4x4. Tirando os 3 tombos meus, mais os 3 do Starke (das Indústrias Starks), a judiaria com as motos é tremenda, em inúmeros trechos você só consegue andar em linha reta, não dá para desviar, daí o cuidado extremo para evitar um tombo. Cheguei a pensar em desistir várias vezes, mas ao perguntar ao Starke, ele dizia que se haviamos chegamos até ali, então... Mas bá tchê! Índio taura tá difícil de encontrar ultimamente! Até eu já ando fraquejando.
   A propósito, o Sr. Starke é um amigo de aventuras e de trabalho. É proprietário da Lola, que aparece lindamente nas fotos.

Em Urubici-SC, procure pelo Cânion do Espraiado, olhe no Google para melhor visualização. Não acredite no Google, levamos mais de 1h30min para fazer o trajeto.

domingo, 30 de abril de 2017

Acampando a Zero Grau!

Meu amigo Pacheco queria levar o filho para acampar e me pediu se poderíamos fazer a aventura juntos. Resolvemos, então, procurar por um lugar rústico. Lá fomos para Urubici em pleno final de semana de frio (final de abril)! A previsão era de sol, o que animava. O lugar do camping era uma incógnita, pois o oráculo (vulgo Google) nos indicava alguns campings cujo telefones não atenderam. Fomos, assim, ao ponto que parecia mais interessante, próximo a subida da Serra do Corvo Branco.
  O frio era esperado e apareceu em sua plenitude. O bacana foi conhecer um lugar novo, bonito e interagir com a natureza.

Lugar do camping, ao lado do rio Canoas. Água cristalina.